Sobre Se Arrepender


É fácil encontrar ainda muitas discussões sobre a validade de dizer “sou pecador” ou de não se achar mais pecador depois da conversão. Fato é, que independente disso, o cristão ainda comete erros depois de ter se entregado a Jesus e ainda deve pedir perdão pelos seus atos.

No entanto, será mesmo que viemos a esse mundo para lutar contra o pecado? As vezes essa dúvida toma conta de mim, afinal sei que tenho um propósito dado de Deus para mim, mas o pecado estará sempre a espreita. Mesmo assim, acredito que ao invés de viver a vida lutando contra o pecado nós precisamos:

De olhar para Jesus

Em Lucas 5 acontece algo incrível! Jesus era um carpinteiro ensina a um pescador como pegar peixes, afinal naquela noite Simão Pedro havia esperado muito, mas não conseguiu pegar nenhum. Então Jesus disse a Simão: “Vá para onde as águas são mais fundas", e a todos: "Lancem as redes para a pesca". (Lucas 5:4 NVI) e ele respondeu: “Mestre, esforçamo-nos a noite inteira e não pegamos nada. Mas, porque és tu quem está dizendo isto, vou lançar as redes". (Lucas 5:5). Depois disso, ele pegou tantos peixes, mais tantos peixes foi obrigado a chamar os outros pecadores do local para levar peixe também!

Sabe qual foi a conclusão de Simão diante do ocorrido? “Quando Simão Pedro viu isso, prostrou-se aos pés de Jesus e disse: "Afasta-te de mim, Senhor, porque sou um homem pecador! " (Lucas 5:8) e ainda “E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens. E, levando os barcos para terra, deixaram tudo, e o seguiram.” (Lucas 5:10,11)

Algo semelhante aconteceu com Zaqueu. Este homem é citado na bíblia como chefe dos cobradores de impostos, além de ser homem de muitas posses, mas depois que Jesus o chamou para descer daquela árvore a fim de pousar na casa dele, isto é, na casa de um homem publicamente visto como ladrão, houve uma mudança: “E, levantando-se Zaqueu, disse ao Senhor: Senhor, eis que eu dou aos pobres metade dos meus bens; e, se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado.” (Lucas 19:8), a conclusão de Jesus sobre isso também é algo curioso “E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.” (Lucas 19:9,10)

Esses dois homens olharam para Jesus, e se arrependeram da vida que levavam. Compreendi que assim também devemos ser na caminhada diária em Cristo, o arrependimento está ligado a como devemos fixar os nossos olhos em Jesus. Em I João 4:17 diz “Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo.” Não somos pecadores lutando contra o pecado, somos homens e mulheres que precisam fixar os olhos em Jesus.

Comentários

Postagens mais visitadas